Benjamin Mary 2008
Projeto Cultural
“O diplomata e desenhista Benjamin Mary e as relações da Bélgica com o Império do Brasil”.
O livro de arte e a exposição no MuBE, realizada em São Paulo em 2006, resgataram a obra de Benjamin Mary através de uma biografia enriquecida por uma vasta visão de seus desenhos e aquarelas.
Mary é mais conhecido por seus desenhos e aquarelas do que pelo fato de ter sido o primeiro encarregado de negócios da Bélgica no Brasil (1834 – 1838).
Desembarcou no Rio de Janeiro em fevereiro de 1834 e, da sua atuação como diplomata, destaca-se o primeiro acordo comercial entre o Brasil e um país europeu.
Como desenhista é importante ressaltar sua alta e inovadora qualidade gráfica ao retratar com paciência impressionante os melhores sítios e arredores da cidade maravilhosa - Bahia de Guanabara, Floresta da Tijuca, Serra dos Órgãos e Serra do Mar.
O sucesso da exposição e do livro de arte, que foi distribuído para todas as bibliotecas públicas do Brasil através das Secretarias de Estado da Cultura, deu origem a uma segunda fase deste projeto cultural, já aprovado pelo Ministério da Cultura e também beneficiado pela Lei Rouanet, constituído por 4 sub-projetos:
Reedição do livro para lançamento na Bélgica
1000 exemplares, em inglês, distribuídos para órgãos públicos na Bélgica, bibliotecas indicadas pelo MinC- Ministério da Cultura e disponibilizado para venda na Europa.
Exposição de originais e painéis fotográficos
A exposição realizada em São Paulo será levada para Bruxelas e mais 5 cidades brasileiras. A entrada será gratuita e no Brasil será disponibilizado transporte para a visitação de alunos de escolas públicas.
Livro didático
Com tiragem de 10.000 exemplares será distribuído a todos os alunos que visitarem a exposição. O livro didático é um resumo da edição original com adaptação para o público do ensino fundamental do Brasil.
Mini-exposições em faculdades
Exposições itinerantes compostas por painéis fotográficos das obras e do histórico das relações da Bélgica e do Brasil.